Clique nas imagens para ampliar
Saiba mais sonbre Manutenção de porta corta fogo
A manutenção de porta corta fogo das portas classe P-60, P-90 e P-120, chamada de classe leve, é exigido pela norma NBR-11.742 DA ABNT, que determina as características técnicas e construtivas das mesmas e pelo corpo de bombeiros, com o objetivo de manter as portas corta fogo bem reguladas em bom estado de conservação e funcionamento.
A norma NBR-11.742 da ABNT, pede que seja feita a manutenção de porta corta fogo, ‘’mensalmente‘‘ executando os seguintes serviços:
- Revisar todas as peças que estiverem soltas, tais como: trincos, dobradiças, fechaduras e fixá-las;
- Revisar as maçanetas se tem jogo (soltando) e fazer limpeza dos alojadores dos trincos, onde as pessoas costumam colocar papel, clips e outros para que a porta não trave.
Se a manutenção de porta corta fogo for constante e o equipamento bem instalado, não corre o risco da lingueta do trinco ficar presa.
- Revisar se as folhas não apresentam oxidações e perfurações e as condições de pintura das mesmas, se tem os SELOS DA NBR-11.742 DA ABNT e do fabricante, verificando ainda se os selos não estão pintados.
Nota: por isso é importante ao contratar empresa de manutenção de porta corta fogo, que a mesma seja especializada e conhecedora da norma ABNT, para não deixar furações na folha após a substituição de dobradiças ou de trincos e fechaduras.
De acordo com a norma citada a porta corta fogo não poderá ter nenhuma furação, nem mesmo de parafusos.
- Verificar se a folha está pegando no piso ou no batente; caso positivo fazer o esquadrejamento da folha ou até mesmo desmontá-la para reinstalar fazendo todos os ajustes necessários, para deixá-la fechando corretamente;
- A manutenção de porta corta fogo estará correta se ao passar a 45º.C a folha fechar automáticamente e se fechou também a lingueta do trinco;
- Semestralmente, deve-se fazer uma manutenção de porta corta fogo, mais rigorosa, observando se há desgastes natural dos acessórios e se for necessário a substituição dos mesmos.
Se as portas corta fogo tiverem outros acessórios, tais como barras antipânico, selecionadores de folhas, molas hidráulicas, disparadores e fechaduras, os mesmos também precisam de manutenção juntamente com a manutenção de porta corta fogo, para que todo o sistema funcione em conjunto.
Após todo o processo de manutenção de porta corta fogo, por empresa especializada, solicitar um laudo técnico das condições das portas assinado pelo técnico responsável, e guardá-lo, para que em caso de sinistro, a responsabilidade não recaia sobre o síndico ou administrador da edificação.
São detalhes muito importante para se contratar serviços de manutenção de porta corta fogo, o correto é o síndico ou administrador manter uma cópia da norma NBR-11.742 DA ABNT, para ter conhecimento dos detalhes e acompanhar os serviços durante a manutenção de porta corta fogo.
Para saber mais sobre Manutenção de porta corta fogo
Ligue para 11 4227-2442 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!